5 Instrução De Companheiro Maçom

  1. 5 instrução de companheiro maçom hoje
  2. 5 instrução de companheiro maçom pdf
  3. 5 instrução de companheiro macon.fr
  4. A PARTIR PEDRA: Companheiro

CONCLUSÃO Devemos saber falar a palavra certa no momento certo e do modo certo. Às vezes a palavra mais forte é o silêncio. Muitas vezes falamos demais, falamos o que não sabemos, falamos para a pessoa errada, no momento errado e da forma errada. Na condição de maçom escutar e silenciar são artes que precisamos aprender e exercitar para podermos evoluir no aprendizado Maçônico, afinal o silêncio vem sendo praticado á vários séculos na Maçonaria. ARLS Cedros do Líbano N° 1688 – Oriente de Miguel Pereira/RJ Companheiro: Fernando Britto Barboza BIBLIOGRAFIA ADOUM, Jorge – GRAU DO COMPANHEIRO E SEUS MISTÉRIOS – Esta é a Maçonaria. Ed. PENSAMENTO, 15. ª Edição, São Paulo, 1998. CAMINO, Rizzardo de – SIMBOLISMO DO SEGUNDO GRAU – Companheiro. MADRAS – São Paulo, 1998. BÍBLIA SAGRADA – VELHO TESTAMENTO

5 instrução de companheiro maçom hoje

O "5" é o símbolo do mental, quando vê o que os olhos e os sentidos não captam. Enquanto o quaternário reduz a visão cósmica dentro dos ciclos evolutivos, o 5 é o romper desse equilíbrio imanente, e é por isso símbolo de um transcender do físico. É essa uma de suas mais importantes significações, embora, pela suas muitas interpretações possa ter outro. Significado O "5" composto do binário, símbolo de tudo o que é duplo, dos contrastes, da imperfeição e do ternário que em Maçonaria, tem sua representação lado ou na verdadeira conciliação ou síntese. Lembramos que no triângulo, no qual a nossa busca não está nem na direita nem na esquerda e sim no terceiro triângulo representa para nós, Maçons, o Grande Arquiteto do Universo e a Suprema Perfeição. Para sintetizar, podemos dizer que o número "5" é o símbolo da forma e dos esquemas que escapam aos olhos do corpo e são vistos pelos olhos da inteligência. Os três primeiros graus da Maçonaria Especulativa, do ponto de vista esotérico significam os três estágios do pensamento humano, que são: intuição, análise e síntese.

5 instrução de companheiro maçom pdf

Simbolismo Maçônico. A Maçonaria, na qualidade de instituição filosófica, nos estimula o desenvolvimento de uma percepção extra-sensorial, utilizando objetos simples do cotidiano, que passam desapercebidos…. Publicitário 597 palavras | 3 páginas Estado do Espírito Santo Oficina Oráculo de Elêusis nº 36. 1ª Instrução de Comp:. M:. Vem:. M:. de mais Luzes desta Oficina, meus Amados Ir:. Nesta primeira instrução já não mais desbastarei e esquartejarei a Pedra Bruta, mas dar-lhe-ei o polimento e a elegância da forma. Munido de novas ferramentas iniciamos os trabalhos, sempre com paciência, perseverança e sabedoria. Tijolo a tijolo, na certeza que ao final dessa instrução terei melhor compreensão e discernimento sobre os três pilares…. 1º instrução apr. '. 1869 palavras | 8 páginas A G. '. D. G. A. U. '. MM. '''. E AA. '. São Luis – MA Trabalho de Arq. Denominada Explicação do Painel da Loja de Aprendiz "Primeira Instrução" INTRODUÇÃO: Pretendemos demonstrar nesta P. de A. '., nosso entendimento, a explicação da existência do Painel em Loja remonta aos primórdios da Maçonaria….

  • ADICTA A LOS LIBROS: Saga Casarse con un millonario - Jennifer Probst
  • Principles of navigation by joseph and rewari pdf
  • Shane by Jack Schaefer - 673 Words | AntiEssays
  • Companheiro Maçom
  • 5 instrução de companheiro macommune.info
  • Dkdrentals com
  • 5 instrução de companheiro maçom 5
  • Http www iezvu com upgrade download php

5 instrução de companheiro macon.fr

Costuma-se dizer que o Grau de Companheiro é o mais genuíno de todos os graus maçônicos, por ser uma síntese histórica e doutrinária na qual se basearam todas as fases de ascensão do obreiro ao mais alto grau de qualquer rito. Não é um grau intermediário. O grau de Companheiro se definiu anos depois da fundação da Grande Loja de Londres e o Grau de Mestre muito tempo após ter sido instituído o Grau de Companheiro. Historicamente, o Grau de Companheiro correspondia no início da Maçonaria Especulativa ao Grau 3, o qual foi posteriormente criado. Temos ainda que mencionar que o Grau de Companheiro, o qual já sabemos ser inteiramente dedicado ao trabalho, é exatamente aquele que nos ensina o sentido ou o segredo do método. Sem o método no trabalho, não conseguiremos nada. O caminho do Companheiro é sinuoso e difícil. O Companheiro passa das asperezas terrenas para as belezas astrais, isto é, para o transcendental (Cosmo, Universo). Diz-se também que o Grau de Companheiro também é dedicado à direção da mocidade, a felicidade possível, por meio do trabalho, da virtude, e das ciências que lhe são recomendadas.

Colunas "J" e "B". Nos seus capitéis estão na Coluna "B", uma esfera terrestre e na Coluna "J" uma esfera celeste. Esquadro e o Compasso entrelaçados, estando este último aberto em 45º. A posição do esquadro e do compasso sobre o Livro da Lei Sagrada, determina o Grau em que a Loja está a trabalhar. No grau de companheiro, o esquadro e o compasso apresentam-se entrelaçados, A ponta direita do compasso sobre o esquadro, simbolizando que, o Companheiro já atingiu o ponto de equilíbrio entre materialidade e espiritualidade. A haste livre do compasso pretende demonstrar que a mente turvada por preconceitos e convenções que impediam o aprendiz de livremente pesquisar e procurar a verdade, se começa agora a abrir, e o Companheiro, com certa liberdade de raciocínio, encontra-se no caminho para se tornar um Livre - Pensador, que lhe possibilitará encontrar a verdade. Letra G está no centro da Estrela Flamejante e traduz o nome do Criador. Representa também a Geometria, que é a ciência da Construção fundamentada nas aplicações infinitas do triângulo, a Gravidade, porque há uma força irresistível que une os irmãos Gnose, porque inquire as Verdades Eternas.

INTRODUÇÃO A palavra foi a forma com a qual a sociedade conseguiu encontrar a melhor forma de se comunicar. Articulando as mesmas transformamos nossos pensamentos em palavras que podem virar ações. Toda palavra tem poder, para o bem ou para o mal. Já dizia o provérbio chinês: "Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. ". A Maçonaria por sua vez utiliza-se da Palavra em inúmeras ocasiões: encontramos a Palavra Semestral, a de Reconhecimento, a de Ordem, a Misteriosa, e muitas outras. Neste trabalho falarei sobre a Palavra de Passe do grau de companheiro, a PALAVRA DE PASSE é a Senha de reconhecimento entre os maçons, para que estes sejam reconhecidos dentro dos seus graus. DESENVOLVIMENTO A Palavra de Passe do Grau de Companheiro foi retirada das Sagradas Escrituras, mais propriamente do Velho Testamento, Livro dos Juízes – Cap. 12 e foi adotada pela maçonaria tanto pela sua origem quanto pelo seu significado simbólico. Nas Escrituras Sagradas, a versão brasileira vem escrita como "chibolete", originariamente escrito SCHIBBOLETH, havendo outras formas, shibbolet, chibolett, cibolet, mas o valor da palavra esta em sua pronuncia e não na forma escrita, pois em italiano, por exemplo, o ch tem o som de q e seria então quibolete, o que acabaria com sua função.

A PARTIR PEDRA: Companheiro

Agora, no segundo grau, é chagada a hora de desenvolver o espírito, representado pelo polimento da Pedra Bruta. Essa educação maçônica, fornecida durante o tempo em que se é Aprendiz, nos capacita a ordenar as diversas ferramentas dessa oficina, transformando os materiais de estudo, antes separados e esparsos, em uma unidade de conhecimentos, com os quais nos tornamos aptos ao trabalho maçônico e fomos julgados dignos de prosseguir o curso da hierarquia dos graus. Como Aprendizes curiosos paramos, simbolicamente, em frente à Escada em Caracol do Templo de Salomão sem saber se podíamos avançar os degraus até o seu topo. Após os estudos e com aprovação dessa Oficina, nos tornamos aptos a subir pela escada, na condição de Companheiros, mesmo que ainda não nos seja dado o direito de participar dos trabalhos plenos da Câmara do Meio. Depois dessa breve introdução, interessa Relacionados 1 Instrucao 1135 palavras | 5 páginas À G∴ D∴ G∴ A∴ D∴ U∴ Ven∴ M∴ Ir ∴ 1º Vig∴ Ir ∴ 2º Vig∴ Mm∴ Ir∴ S∴F∴U∴ Loja Fraternidade Itajaiense nº 85 Peça de Arquitetura sobre a 1ª Instrução de Aprendiz-Maçom Peça de Arquitetura Apresentada pelo ir∴ Magnus Weber Vieira Quadra referente a 1º Instrução do Grau de Aprendiz Maçon.

O seu empenho está em trabalhar na OBRA DA VIDA. O Companheiro aprenderá a subir a Escada em caracol do aprimoramento, por 3, 5 e 7. Conhecerá a Estrela Flamígera, com a letra "G" no centro, que é o maior símbolo do grau. Contudo, a pentalfa, na Maçonaria, tomou o nome tradicional de Estrela Flamígera, de luz intermediária do brilho do Sol e da Lua, situada de preferência no zênite da Loja, para significar o homem, com sua cabeça e quatro membros, ou com seu espírito ou mente num só corpo de cinco sentidos. Trata-se, por conseguinte, de uma síntese de interpretações introduzida no grau de Companheiro-Maçom, como que a demonstrar o homem racional e a evolução de seus conhecimentos. Quanto à letra "G", a interpretação também é evolucionista, eis que a inicial pode representar o Grande Geômetra, a Gnose, a Geometria, a Geração, o Gênio e, finalmente, a Gravitação. Como a tônica do grau é o número 5, tudo nesse grau se relacionará com esse número: 5 sentidos, Estrela de 5 pontas, 5 passos, 5 Ordens de Arquitetura, 5 viagens, idade, bateria de 5 golpes ou pancadas, etc.

Espada que ligada à 5ª viagem, simboliza a igualdade, o poder e a autoridade. Simboliza ainda a coragem, a lealdade e a honra. chão da Loja está representado no painel por um Pavimento Mosaico, como num tabuleiro de xadrez, simboliza a harmonia dos contrários. Ao fundo, vê-se o Pórtico do Templo. O Pórtico é a entrada da Câmara do Meio, a entrada por onde se tem acesso ao Santo Sanctorum ou Santo dos Santos, exibindo inscrições em hebraico, quatro letras que formam o tetragrama sagrado, que significa "Aquele que é" Jeová ( JeHoWah), ou Javé ( JahWeH), ou Iavé ( YaHWeH). Sendo assim, é o umbral da Luz, a porta de entrada para o atingir da perfeição e o conhecimento da verdade. Estrela Flamejante está representada com cinco pontas, deriva do latim flammantis, que significa "que expele chamas" e " flammigerus ", que gera chamas. É o símbolo distintivo do Grau de Companheiro. O iniciado já atingiu um certo estado de espiritualidade e de iluminação que permite que sua mente esteja aberta a todas as compreensões, Concluindo, os painéis sintetizam os mistérios de cada grau.

  1. El extraño caso del señor valdemar edgar allan poe
  2. Combien tu m aimes 2005 watch online
  3. Manual merck pdf completo